terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mais poesia

Estou inspirada hoje, acho que é a chuva. Bendita chuva que me fez ler um pouco de Ferreira Gullar.

O açúcar
Ferreira Gullar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.

Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem
aos vinte e sete anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.

Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

O que se foi

Procuro mostrar mais artesanato, decoração e arte, apesar de ter criado este blog só para as coisas que faço. Fica difícil não falar das pessoas talentosas que encontro por ai, e são tantas coisas bonitas que acabei por quase não mostrar o que faço. Mais mudando de conversa este post é pra falar de poesia e transformar de vez meu blog numa grande bagunça. O que se foi é um poema lindo de Ferreira Gullar que vi aqui.

O que se foi

O que se foi se foi.
Se algo ainda perdura
é só a amarga marca
na paisagem escura.

Se o que se foi regressa,
traz um erro fatal:
falta-lhe simplesmente
ser real.

Portanto, o que se foi,
se volta, é feito morte.

Então por que me faz
o coração bater tão forte?

Ferreira Gullar

É bom saber

Dicas para escapar do Alzheimer: Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.
Os autores desta descoberta - Lawrence Katz e Manning Rubin (2000) - revelam que NEURÓBICA - a 'aeróbica dos neurônios' - é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-à-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:
- use o relógio de pulso no braço direito; (faço)- escove os dentes com a mão contrária da de costume; (faço)- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque); - vista-se de olhos fechados;(faço exercícios andando pelo corredor do meu prédio de olhos fechados, entro no elevador, aciono meu andar e, muitas vezes, abro os olhos desesperada, como se nunca mais fosse enxergar ) - estimule o paladar, coma coisas diferentes; - veja fotos de cabeça para baixo; - veja as horas num espelho; - faça um novo caminho para ir ao trabalho. A proposta é mudar o comportamento rotineiro! Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Texto de Roberto Goldkorn ,vi aqui.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Idéia Criativa

Cansada de encher a geladeira com pequenos imãs ? Que tal um só, mas do tamanho da geladeira, encontrei esta novidade aqui, passeando por outro blog o Copy Paste.